Acessibilidade

SETEMBRO AMARELO - Mês de Prevenção ao Suicido

Quarta-feira, 01 de setembro de 2021

Última Modificação: 24/10/2021 10:45:21 | Visualizada 49 vezes


Ouvir matéria

O Setembro Amarelo é uma campanha do Ministério da Saúde organizada pela SMS, que tem como proposta conscientizar sobre a importância da prevenção do suicídio. São ações realizadas a partir da mobilização de profissionais da saúde e da população. O Objetivo da campanha é firmar o compromisso com a vida, alertando para as possibilidades da prevenção desse agravo.

 

O suicídio pode ser prevenido. O fenômeno do suicídio é complexo, influenciado por vários fatores. O estigma em relação ao tema, muitas vezes impede a procura de ajuda. Da mesma forma, sabe-se que falar de forma responsável sobre o fenômeno do suicídio opera muito mais como um fator de prevenção do que como fator de risco, como muitos ainda pensam. Assim, falar do tema sem alarmismo, perguntar à pessoa que está em sofrimento mental ou depressão se ela já pensou em morrer ou em fazer algo para isso, é importante para estabelecer o cuidado rápido e necessário.

É muito importante levar a sério qualquer lesão autoprovocada ou tentativa de suicídio, pois já se sabe que as tentativas são sinais importantes de risco de morte. O profissional de saúde pode evitar o óbito, por meio do acolhimento, escuta do sofrimento e o encaminhamento rápido e protegido à Rede de Atenção à Saúde Mental.

 Galeria de Fotos

 Veja Também